Formação “Portefólios…Ufa Ufa!!!”

Novembro 29, 2017
Dezembro na Escola São Vicente Janes
Janeiro 2, 2018

Após um ano intenso a trabalhar nos portefólios, eis que chegou o momento de otimizarmos aquilo que fazemos nas Escolas.

Há um ano surgiu a ideia da construção de um portefólio para cada criança.  Inicialmente pareceu uma ideia irrefletida e sem sentido. Porquê a construção de um Portefólio? Porque as nossas escolas estavam a fazer um caminho oposto ao que estava a ser feito em outras escolas, porque era uma aprendizagem sem grande partilha e comunicação com os pais, cada vez mais escolarizada e dando pouco realce ao interesse da criança. Hoje, com a execução dos Portefólios conseguimos ter a noção das reais conquistas de cada criança como ser único e individual, das suas dificuldades, bem como dos seus gostos pessoais e do seu espírito crítico. Os pais têm a possibilidade de serem agentes ativos das aprendizagens dos filhos dentro da escola e de observar cada conquista da sua criança através da partilha dos trabalhos, registos e fotos. As crianças escolhem o que querem fazer e colocar no portefólio. Caminhamos também a passos largos para que as crianças brinquem, explorem e descubram o meio envolvente, sem salas de aula ou cubos fechados.

Embora já tenhamos feito um longo caminho, achamos que o aprender não ocupa lugar, desta forma quisemos ter uma formação sobre portefólios para otimizar aquilo que já fazemos nas nossas escolas.

Um agradecimento muito especial à Dr.ª Célia Gandres pelo excelente trabalho e dedicação.

Os comentários estão fechados.