Folheto Informativo – Lar S. Vicente – Abril 2018

Folha Informativa – Lar S. Vicente – Março 2018
Maio 4, 2018
Mega Sessão de Movimento Crianças & Idosos
Maio 10, 2018

O Lar ConVIDA

Folha informativa

30 de Abril de 2018

n.º3 / Ano 1

 

A folha informativa passou a ser parte da vida do lar.

O mês de Abril abarcou várias actividades e iniciativas realizadas no Lar de S. Vicente, com e para os utentes.

No espaço dedicado às profissões existentes num lar como o nosso, este mês apresentamos as ajudantes de acção directa.

 

Os profissionais no Lar – AJUDANTE DE ACÇÃO DIRECTA

As ajudantes de acção directa trabalham directamente com os utentes, individualmente ou em grupo, tendo como objectivo último o bem-estar do utente. Executam, na totalidade ou em parte, tarefas como a prestação de cuidados de higiene e conforto, onde se destacam a higiene pessoal (parcial e total), a colaboração na prestação de alguns cuidados de saúde, assegurar a alimentação. Têm ainda a tarefa de substituir as roupas de cama e casa de banho, assim como o vestuário dos utentes, recolhendo as roupas sujas e encaminhando para a lavandaria.

As ajudantes de acção directa são as profissionais mais próximas dos utentes, acompanhando-os dia e noite, sendo, também por isso, elementos fundamentais para o bem-estar e cuidado dos idosos.

Formação para as Ajudantes de Acção Directa

Iniciámos um ciclo de formações para as ajudantes de acção directa, formações essas que visam dar e aprofundar conhecimentos.

A primeiro formação foi sobre posicionamentos e foi orientada pela Terapeuta Ocupacional Vanessa e pela Enfermeira Bárbara.

O primeiro impacto foi muito positivo, houve boa receptividade, a julgar pelos testemunhos:

Gostei muito da formação, achei uma óptima ideia para nos dar mais conhecimentos técnicos, corrigir o que poderíamos estar a fazer errado ou menos bem. Eu acho que é uma mais valia para nós funcionárias e para os utentes.” (Flor)

 “Eu gostei muito! E espero que hajam mais formações, porque assim aprendemos mais e lembramos algumas coisas que até sabíamos mas vamos desaprendendo.” (Lina)

Abril – Mês da prevenção dos maus tratos infantis

Decorreu, durante o mês de Abril, a prevenção dos maus tratos na infância, cujo símbolo é um laço azul.

O Lar de S. Vicente associou-se à Escola de S. Vicente de Alcabideche, na realização de um laço azul humano, no jardim do Lar, em conjunto com as crianças da Escola de S. Vicente.

No dia 27 de Abril, todas as crianças da Escola, mesmo os bébés, suas educadores e auxiliares, trajaram de azul, assim como os idosos, Terapeuta Ocupacional, para formar o “laço azul”.

Esta experiência, foi uma forma divertida de recordar e abordar um tema tão pesado e presente na nossa sociedade, contra o qual todos temos obrigação de lutar.

Comemoração dos aniversários

A celebração deste mês contou com a presença do grupo coral “Moinhos de Alcabideche”, da Associação de Bem-estar de Alcabideche (ABESA).

A sala de convívio do piso 0 encheu-se de música, alegria, e palmas!

Após cantarmos os parabéns aos 8 aniversariantes, apagadas as velas e desejos formulados, passámos ao lanche, onde não poderiam faltar as bolachinhas feitas na sessão de culinária, uma das actividades ocupacionais!

Congratulamo-nos com o maior número de familiares presentes neste lanche partilhado e convívio.

Terminada a comemoração, já estamos a preparar a próxima!

A não esquecer que é na última terça feira do mês!

 

Aponte na sua agenda!

1 de Maio – FERIADO – Dia do Trabalhador

29 de Maio –  16h – Lanche partilhado com a família

Comemoração dos aniversário de Maio

31 de Maio – FERIADO – Corpo de Deus

Os comentários estão fechados.