Folha Informativa – Lar S. Vicente – Março 2018

Folha Informativa – Lar S. Vicente – Fevereiro 2018
Maio 2, 2018
Folheto Informativo – Lar S. Vicente – Abril 2018
Maio 4, 2018

O Lar ConVIDA

Folha informativa

 29 de Março de 2018

n.º2 / Ano 1

 

E de repente passou um mês e estamos de volta!

A receptividade da nossa folha informativa mensal foi muito boa!

Para além das actividades realizadas no Lar de S. Vicente, com e para os utentes, iniciamos um espaço dedicado às profissões existentes num lar como o nosso. Este mês apresentamos a terapia ocupacional.

 

Os profissionais no Lar – TERAPIA OCUPACIONAL

Os terapeutas ocupacionais ajudam as pessoas a participar nas coisas que querem e precisam de fazer através do uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) (The American Occupational Therapy Association).

A Terapia Ocupacional tem como principais objetivos a promoção e a manutenção da saúde. Intervindo de forma a desenvolver as competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções, permitir uma maior facilidade de aprendizagem de funções essenciais e desenvolver habilidades adaptativas para que o individuo consiga atingir o máximo de autonomia no ambiente onde está inserido.

A Terapia Ocupacional,na atuação com o idoso, permite capacitar o mesmo de forma a utilizar as suas capacidades remanescentes, da melhor forma possível, permitindo que o idoso tenha um desempenho mais independente possível nas várias atividades do seu dia-a-dia. As atividades terapêuticas realizadas vão de encontro às necessidades de cada indivíduo, tendo em conta os seus interesses, necessidades e prioridades, de forma a atingir os objetivos terapêuticos traçados para o idoso. De forma a atingir estes objetivos são usadas atividades que promovam um envolvimento satisfatório e uma participação prazerosa. A realização destas atividades permitem vivenciar experiências prazerosas, (re) descoberta de capacidades e competências, aumentar a auto – estima, o convívio social, estimular os componentes cognitivos e sensório – motores, a partilha de conhecimentos entre outros, permitindo melhorar o bem – estar, a qualidade de vida e permitir um envelhecimento ativo saudável.

O Lar de S. Vicente de Alcabideche dispõe de Terapia Ocupacional para os residentes, todos os dias da semana, onde são dinamizadas várias atividades na Sala de Terapia Ocupacional tais como: Sessões de movimento, “Corte & Costura”, Artes Manuais, Estimulação cognitiva (Reminiscência, Terapia de Orientação para a Realidade, Rehacom (Treino cognitivo), Jogos/fichas), Sessão de culinária, Terapia Assistida por Animais e Atividades intergeracionais.

 

Projecto Avós e Netos 2018

Troca de correspondência com um avô do coração.

Esta é uma actividade a dinamizar durante o ano, envolvendo os idosos do Lar de S. Vicente e as crianças da nossa Escola de S. Vicente, Alcabideche.

Os idosos adoptam um ou dois netinhos e, durante o ano lectivo, trocam correspondência!

Enquanto os mais pequeninos aprendem o gosto por enviar e receber cartas, os mais crescidos recordam a mocidade, cartas trocadas com justas de amor, saudades….

 

Comemoração dos aniversários

Sempre celebrámos os aniversários dos nossos utentes, no final de cada mês,

durante o lanche, no refeitório. Contudo, e com intuito de envolver os familiares e visitas, mudámos o local dessa comemoração.

No passado dia 27, o Lar viveu uma tarde diferente, com um lanche partilhado, na sala de convívio do piso 0.

Cantámos os parabéns aos quatro utentes que fizeram anos em Março.

Bolo de aniversário com as velas prontas a apagar, uma mesa bem adornada, recheada e muita alegria no ar!!

Assim será todas as últimas terças feiras do mês: comemoração dos aniversários!

Nestes convívios serão ainda expostos os trabalhos realizados durante o mês, de acordo com a temática.

 

A Caixa do Correio do Lar

Para quem conhece o Lar e o seu funcionamento, certamente recordar-se-á da “caixinha das receitas e correio”.

Visto que vamos passar a disponibilizar mais informações em modo papel, para todos os utentes, foram criadas caixas de correio individualizadas e personalizadas.

Assim, o familiar terá de procurar o nome/ou número do quarto e confirmar se existe correspondência, informações, convites, etc.

 

Aponte na sua agenda!

2 de Abril – 14h30/16h – Quermesse

6 de Abril – Dia Mundial da actividade física

24 de Abril –  16h – Lanche partilhado com a família

Comemoração dos aniversário de Abril

25 de Abril – FERIADO

 

Os comentários estão fechados.