O Centro

A todos os idosos o “seu lar” e a todas as crianças a “sua escola”.

Quem Somos

O Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada a 23 de Outubro de 1983.

Vinculada à Paroquia São Vicente, o centro pretende garantir a difusão da consciência cristã, através da partilha e amor ao próximo, promovendo o equilíbrio e estimulando a transformação social.

O Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche possui na sua estrutura organizacional cinco unidades de acção, dotadas de serviços e equipamentos especializados no apoio à Infância e à 3ª Idade.

Com uma estratégia focada no apoio às necessidades dos fregueses de Alcabideche, alberga na sua estrutura organizacional um Lar de Idosos, assim como quatro polos de promoção da educação.

O “Lar de Idosos de São Vicente”, com sede na Rua Rio Grades, apresenta capacidade para albergar 71 utentes, e assume como missão proporcionar aos residentes cuidados de excelência, valorizando o bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual de cada idoso residente.

Promovendo o acesso à educação a mais de 400 crianças, o Centro faz-se representar nos centros urbanos mais populosos da freguesia, através da Creche/Pré-escolar de Alcabideche e das extensões de Alvide (Creche/Pré-Escolar), Bairro Calouste Gulbenkian (Berçário/Creche/Pré-Escolar) e Janes (Berçário/Creche).

Os conceitos de justiça social, dádiva, partilha e trabalho voluntário, presentes como pilares do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, são proliferados através das acções do “Banco Alimentar”, regido pelas Conferências Vicentinas, que garantem a mobilização de bens essenciais e recursos humanos úteis no apoio os mais carenciados.

Estatutos do Centro Paroquial
Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho

História

Desde 1973 que o então Pároco da Freguesia de São Vicente de Alcabideche, Padre Luís Almeida, sensibilizava os paroquianos e a restante comunidade, para a justificada necessidade de criação de um aparelho de promoção da educação e assistência social.

No dia 23 de Outubro de 1983, sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, inaugurou as instalações do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche.Com sede na rua Rio Grades, o centro surge como um moderno e bem apetrechado polo comunitário, composto por profissionais que pretendem dar resposta às necessidades dos fregueses de Alcabideche.

Na sequência deste movimento pró-activo, surgiram as primeiras tentativas organizadas de apoio sócio-educativo às crianças das famílias de Alcabideche, sendo criado no mesmo ano o primeiro aparelho de apoio à 1ªInfância, com valência de creche e pré-escolar.

Confrontado com as desafios que compõem uma Paróquia envelhecida, o grupo de gestão do Centro Paroquial sentiu necessidade de criar infraestruturas de resposta aos problemas inerentes à população idosa. Foi então inaugurado no dia 29 de Dezembro de 1991 o “Lar de São Vicente de Alcabideche”.

Por exigências do seu constante crescimento, e envolvido no compromisso de aumento da capacidade de resposta, o Centro Paroquial inaugurou em Fevereiro de 1992 a “Extensão de Alvide”, com valência de Jardim-de-infância, a funcionar na Rua Furriel João Vieira.

A 27 de Setembro de 1999 arrancaram as obras para a construção de mais unidade de resposta sócio-educativa. Desta feita, no dia 1 de novembro de 2002, a Igreja do Bairro Calouste Gulbenkian, em Alcoitão, recebeu nas suas instalações uma unidade de resposta educativa, com valência de berçário, creche e pré-escolar, inaugurada pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

O último aparelho de promoção da educação foi inaugurado dia 20 de Fevereiro de 2011, na povoação de Janes/Malveira. Integrando um Complexo Paroquial (com uma Igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição), esta extensão do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche encontra-se preparada para promover respostas sociais de Berçário e Creche.

Corpos Sociais

Em Outubro 2015 foram aprovados pelo Patriarcado de Lisboa, os novos órgãos sociais que irão gerir nos próximos anos o Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche.

A Direcção agora em funções terá como principal missão manter e desenvolver a grande obra social desenvolvida nos últimos anos pela direcção cessante, a quem se endereça a maior homenagem pelo impressionante legado patrimonial e social que deixa.

Os passos que foram dados relativamente à constituição e aprovação dos órgãos gerentes da IPSS da paróquia de Alcabideche, corresponderam a uma necessidade imposta pela Segurança Social no âmbito da renovação estatutária do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, bem como do Patriarcado de Lisboa, tendo cada um dos elementos escolhidos procedido do competente parecer dos serviços do Patriarcado.

A escolha dos nomes ateve-se à necessidade de aplicar conhecimentos de gestão e iniciativa empresarial, integrados na designada economia solidária inerente às IPSS, procedimentos esses cada vez mais consentâneos com o que se passa ao nível da orgânica financeira das empresas.

A gestão diária do Centro Social e Paroquial será coordenada pelo Dr. Rogério Fangueiro, por delegação da nova direcção da IPSS de São Vicente de Alcabideche.

Assim, constituem os novos órgãos sociais os seguintes membros, aprovados por decreto do Sr. Cardeal-Patriarca:

Direcção

Rogério Fangueiro